quarta-feira, 20 de abril de 2011

A evolução dos meios de comunicação



Na antiguidade a comunicação entre povos era uma tarefa bastante difícil, porem com as necessidades de manter laços econômicos, esses povos foram tentando desenvolver mecanismos de comunicação para facilitar as suas tarefas.
Os persas são um exemplo de povos que mesmo com pouca tecnologia desenvolveram ferramentas de comunicação, os mesmos criaram estradas e desenvolveram uma espécie de correio, que levava a informação de um povoado a outro. Mas esse mecanismo ainda era precário, pois a correspondência levava dias para chegar ao seu destino, e o conteúdo que tinha na mesma se tornava ultrapassado.
Atualmente com a tecnologia os meios de comunicação evoluíram se tornaram mais eficientes. Hoje possuímos um grande aparato tecnológico, que nos proporciona receber ou enviar informações em tempo real, que era uma coisa impossível antigamente. Temos um a serie de ferramentas como a TV que nos deixa informados com noticias sobre o mundo, o celular que nos permite falar com pessoas que estão distantes e o computador que através da internet nos proporciona fazer pesquisas e conversar online pelo email com pessoas do mundo inteiro.
Se fizermos uma comparação, podemos perceber as evoluções que foram tendo os meios de comunicação, graças ao homem que a cada dia que passa vem se reinventando e criando novas tecnologias para atender as nossas necessidades e facilitar as nossas vidas.

Tema: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

A Lei Áurea , sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil.
A partir de então o homem se tornou um ser livre, para trabalhar de forma justa e aos poucos ir construindo a sua dignidade, e alcançar uma posição de respeito e dignidade em meio à sociedade.
O trabalho, além de proporcionar a dignidade, contribui também para ascensão financeira, e posteriormente na melhoria de vida de um indivíduo. Apesar de todas essas oportunidades que o ofício nos oferece e embora que a escravidão já não mais exista infelizmente, ainda se encontra principalmente no meio rural, mecanismos de trabalho que explora o homem de todas as maneiras.
O individuo é de certa forma escravizado, trabalha mais do que ganha, vive em condições precárias e na maioria das vezes não possui direitos, nem dignidade. O oficio é uma ferramenta que nos ajuda a construir a nossa dignidade, para que o mesmo não venha se tornar pra alguns uma forma escravista, é preciso que o governo não se torne indiferente diante desse problema e aumente o numero de fiscalizações.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O tráfico de mulhres para fins de exploração sexual.


O trafico de mulheres é uma pratica de escravidão que submete a mulher a uma serie de explorações, principalmente a sexual. Atualmente existem varias organizações criminosas que são especialistas em praticar esse tipo de crime. Geralmente as vitimas são mulheres que pertencem a classes sociais mais baixas, possuem um nível baixo de escolaridade, falta de oportunidades e vivem em meio a miséria. Os captadores, que na maioria das abordagens são pessoas do sexo feminino, que por meio de falsas propostas de trabalho no exterior se utilizam de vários meios pra atrair vitimas. Ingênuas e encantadas com as tais propostas, as jovens na esperança de sair da miséria, e ter uma condição de vida melhor acabam caindo no golpe. Quando essas vitimas chegam ao destino combinado se deparam com a verdadeira realidade, e se dão conta que foram vitimas de uma armadilha. Longe dos seus familiares, e não tendo como voltar para o seu pais, as mulheres vitimas do trafico, são obrigadas a se tornarem escravas do sexo. Alem de serem maltratadas e humilhadas, são obrigadas a levar uma vida na prostituição e correndo o risco de contraírem doenças sexualmente transmissíveis como o HIV por exemplo. Esse mercado de ‘’exportação’’ de mulheres cresce a cada dia que passa, isso ocasiona a desvalorização da mesma que passa a ser vista com um mero produto usado para suprir as necessidades sexuais de um ou mais indivíduos. Hoje apesar de existirem ONGs e movimentos que alertam para os perigos do tráfico de mulheres, é necessário que haja investimentos no campo educacional, para que posteriormente surjam oportunidades de trabalho e melhores condições de vida é importante também que as mulheres fiquem mais atentas a certos tipos de propostas , que por mais que essas ofereçam melhores condições de vida, podem não passar de uma armadilha para um caminho que muitas vezes é sem volta.

A importância do habito de ler.


Ler é decifrar e interpretar palavras. A leitura é fundamental para a vida de todos nos, uma vez que através da mesma podemos expandir nossas fronteiras e adquirir mais conhecimento. Na sociedade competitiva em que vivemos hoje, o mercado de trabalho disponibiliza suas vagas apenas para aquelas pessoas que tem um alto nível de conhecimento. Com isso é importante estimular o habito de ler, para que possamos alcançar o êxito profissional. Na França cada pessoa lê em media 25 livros por ano, já no Brasil a estatística aponta a leitura de pouco mai de um livro por brasileiro. Nos brasileiros lemos muito pouco, então devemos nos conscientizar e mudar essa realidade. É difícil tornar um adulto não leitor em leitor, mas é muito mais fácil estimular uma criança praticar o habito da leitura. Então é preciso que os pais estimulem seus filhos a ler desde pequenos, para que futuramente se tornem adultos capacitados e com conhecimento.

As doenças infecto-contagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da população.


As camadas mais carentes da sociedade enfrentam bastantes problemas, atualmente o mais grave desses problemas são as doenças infecto-contagiosas. A falta de informação e o nível educacional dessas pessoas, faz com que as mesmas se tornem alheias aos riscos que elas podem correrão contrair esse tipo de enfermidade. Dengue, Hepatite A,Tuberculose,Leptospirose e principalmente a AIDS, são doenças que fazem parte do cotidiano das classes mais baixas. As camadas mais carentes vivem em locais onde as condições de vida são péssimas e a infraestrutura é mal elaborada, o que agrava ainda mais o quadro em que o doente se encontra. A carência de postos de saúde na maioria das comunidades mais pobres obriga de certa forma o doente a se deslocar a um hospital da rede publica, onde os mesmos esperam dias ou até meses para serem atendidos. Cerca de sete milhões de pessoas morrem de doenças infecto-contagiosas, esse numero é bastante assustador, devem ser tomadas providencias para que essa realidade mude. Tais providencias são programas de sociais, palestras de conscientização e o incentivo as praticas de higiene.

A interferencia do homem e os desastres naturais.


Antigamente a relação estabelecida entre os homens e o meio ambiente era harmônica, onde os seres humanos viviam em sintonia com a natureza e retirando da mesmos recursos para sobreviverem. Mas ao longo dos anos, com as inovações tecnológicas e as necessidades de expandir territórios, o homem passou a interferir no meio ambiente de uma maneira muito intensa, fazendo com que haja um desequilíbrio no ciclo natural e ocorram todos os desastres naturais. Chuvas fortes, alagamentos, deslizamentos de terra e outros desastres naturais estão aos pouco destruindo cidades e civilizações que levaram anos para serem erguidas. Todos esses fenômenos podem ser encarados como um reflexo de todo o mal que o ser humano já causou a natureza. Contudo é lamentável saber que apesar de todos esses problemas o homem ainda continua interferindo no meio ambiente.