terça-feira, 28 de junho de 2011

A autoestima do povo brasileiro.



Nos últimos anos o Brasil vem passando por uma série de transformações que tem refletido e contribuído para o desenvolvimento da nação em geral. É tanto que hoje, o Brasil é a sétima economia mundial. Porém, problemas na estrutura social, como desigualdades, fome e educação precária, tem atrasado o país e dificultando o seu pleno desenvolvimento.
O povo brasileiro culturalmente é um povo alegre, batalhador, acolhedor e que possui uma autoestima confiante, porém ingênua. Essa ingenuidade que parte da maioria dos brasileiros, acaba criando uma realidade subjetiva. Essa subjetividade torna o brasileiro alheio diante das deficiências em determinados setores sociais, e posteriormente a falta de interesses por questões políticas.
A falta de interesse por questões políticas, e de saber o que os representantes estão fazendo para mudar a realidade brasileira, contribui para a corrupção, pois os políticos se veem livres de qualquer tipo de pressão por parte do povo.
Então quer dizer que não se deve ter a esperança de que o Brasil conquiste o progresso? Não, pelo contrario deve-se tê-la, mas é preciso amadurecer e deixar de ser ingênuo, tirar a venda dos olhos, e passar ver a realidade como realmente ela é.
O Brasil tem sim um futuro promissor. Para estimular o brasileiro a se interessar pela política, o governo deve investir em programas de educação política principalmente nas escolas. Ficando por parte do que acontece no dia a dia do país, os brasileiros poderão ter uma visão mais critica e assim poder ver a realidade como ela é.

Um comentário: