segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Homem: Inimigo do planeta?





Durante a pré-história o homem vivia em harmonia com a natureza, retirando da mesma apenas o necessário para sua alimentação e sobrevivência. No período neolítico o homem pré-histórico viu a necessidade de criar ferramentas que facilitassem o seu trabalho.
Com o passar dos tempos as ferramentas foram sendo aprimoradas, até chegar aos meios tecnológicos que possuímos atualmente. Por conta do uso inadequado dos recursos tecnológicos, o nosso planeta vem enfrentando sérios problemas ambientais resultantes da ação irresponsável do homem no meio ambiente.
O estilo de vida poluidor e consumista são frutos de um sistema econômico muito forte, que nos leva a pensar que sem os confortos e facilidades que temos hoje não conseguiríamos sobreviver. Todo o conforto que usufruímos provém do desmatamento de árvores para a construção de móveis, da poluição por gases que são liberados pelos automóveis, e de vários outros fatores.
O homo sapiens, se é que pode assim ser denominado, ainda não se deu conta de que poluindo e destruindo o meio ambiente ele não esta sendo inimigo apenas do planeta, mas de si próprio, pois o mesmo está caminhando aos poucos para a extinção da sua espécie.
Todos os elementos naturais agem em harmonia para equilibrar a vida no nosso planeta que vai desde uma simples bactéria aos seres humanos. Só existe um planeta terra, e se quisermos que os nossos filhos e netos tenham um lugar para morar futuramente, é preciso preservar e cuidar do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário