domingo, 19 de junho de 2011

Tema: Como diminuir efetivamente a violência no trânsito?



O Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsito no mundo, mais de 35 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito.
As leis de trânsito são bem claras e foram elaboradas para serem cumpridas. Porém, nem todos os condutores de veículo seguem e respeitam essas leis. É comum vermos em noticiários de TV ou até mesmo presenciarmos diariamente acidentes de trânsito, que não envolvem somente colisões entre carros ou motos, mas também envolvem ciclistas e pedestres.
Algumas medidas já foram tomadas com intuído de diminuir a violência no trânsito, podemos tomar como exemplo a criação da lei seca, que proíbe o motorista de dirigir embriagado. Sabemos que essa lei contribuiu bastante para a redução dos acidentes, mas mesmo assim alguns irresponsáveis conseguem burlar a fiscalização, e acabam dirigindo embriagados, pondo em risco a sua própria vida e a vida de outras pessoas.
São inúmeras as imprudências cometidas pela falta de disciplina da maioria dos motoristas. E algumas das principais causas dos acidentes são, embriaguez, ultrapassagens arriscadas, avanço de sinal vermelho, quebra do nível de velocidade permitido, desrespeito da faixa de pedestres, trafegar na contra mão e transporte irregular.
A pequena parcela de motoristas que seguem as leis tem o desafio de dirigir por si e pelo próximo, pois nunca se sabe o que pode vir acontecer. O numero de pessoas que morrem é bastante relevante, e as vitimas que sobrevivem aos acidentes sempre ficam com traumas e seqüelas pelo resto da vida.
Para tentar diminuir essa problemática é essencial aumentar a fiscalização nas rodovias, colocar lombadas eletrônicas, semáfaros e placas de sinalização em locais onde o transito é caótico, chamar a atenção dos governantes para melhorar as estradas, e criar programas de educação no transito para os condutores, pedestres e ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário