segunda-feira, 6 de junho de 2011

Linguagem é poder?



A linguagem é uma ferramenta fundamental e indispensável em nossas vidas.
Desde pequenos vamos á escola com o intuito de sair da ignorância e aprender conteúdos que serão importantes na nossa formação. Dentre esses conteúdos está a gramática que nos ensina escrever e falar de maneira correta, e aprendemos também que existem dois tipos de linguagem a norma culta e a coloquial.
Geralmente usamos a linguagem coloquial quando nos encontramos em uma situação informal, como uma conversa entre amigos, e usamos a norma culta quando nos encontramos em uma situação formal, como em uma entrevista de emprego.
Somos cientes da importância que é o uso de uma linguagem correta. Porem estamos vivenciando uma polemica que gira em torno de um livro didático titulado Por uma vida melhor. Nele se prega que não existe o certo e o errado no emprego da língua portuguesa. Essa forma de ensinar, futuramente poderá prejudicar os nossos jovens, que terão uma formação medíocre.
Linguagem é poder, o uso da norma coloquial em certas ocasiões não é errado, mas é preciso dominar a norma culta, pois ela nos abre muitas portas principalmente no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário